VAMOS COMEÇAR PELO PRINCÍPIO: O CONCEITO!

Em 2020 estavam previstas mais 51 unidades hoteleiras e apenas 9 remodelações, com a Pandemia o desafio é reabrir as que já existem e para isso é mesmo necessária uma sólida estratégia de Marca com grande foco no seu ADN: o Conceito dita a diferenciação e gera valor!

Onde muitos vêem crise, outros identificam grandes oportunidades de reposicionar e reforçar o seu posicionamento: estamos todos a viver uma fase de “soft-openning” e para isso é preciso ter uma Marca forte!

Muito para além das estrelas de classificação, o que distingue verdadeiramente os hotéis: será a localização? decoração? o serviço? ou será que a real diferenciação reside na criação de um verdadeiro conceito 360º ?

É BOM COMEÇAR PELO PRINCÍPIO: O CONCEITO!
Muitos dizem que a localização é o factor chave do sucesso, talvez seja quando não há nada mais a acrescentar a essa unidade hoteleira ou quando a mesma apenas “sobrevive” por essa variante do negócio. 

Hoje, mais do que nunca o fator de real diferenciação reside em projectos que começam pelos motivos certos e que se traduzem num verdadeiro conceito, e este serve de base para a criação de todo o modelo de negócio. 

PORQUE É TÃO IMPORTANTE?

Há uma ordem lógica e devemos respeitar cada fase:
• A começar pelo conceito: é ele que tem influência directa na criação
de um briefing para:
• O desenvolvimento da identidade gráfica (Logótipo),
• A construção da sua narrativa (Brand Journey),
O tom de voz dos conteúdos para online e offline
• O mood gráfico e suas aplicações,
• A dimensão sensorial cinestésica para envolver e criar laços
emocionais conscientes e inconscientes com a Marca,
• A validação de briefing alinhado para o projecto de Arquitectura e
Decoração de Interiores,
A definição da Estratégia de Marketing e Vendas,
• A criação da Costumer Safe Experience que se traduz pelos serviços e
add values que devem complementar e garantir que o cliente regressa,
• O Plano de Contratação de Equipa – perfil e skills – são eles os“Story
Makers” dessa Marca e sem eles a “história fica a meio”.

Estes são alguns dos passos importantes para cada projecto, a juntar à selecção de parceiros e fornecedores, um processo sempre suportado com um plano e modelo de negócio bem definido e aprovado pelo investidor.

O CONCEITO É A ALMA DE UMA MARCA!

Há uma tendência muito frequente de apostar tudo na arquitectura e/ou decoração o e esquecer as outras variantes, quando na verdade o sucesso a médio-longo prazo de um projecto é a combinação das várias áreas e a solidez na coerência entre todas elas.

Todos os factores têm que estar devidamente integrados e interligados – porque tudo é importante quando se trata de criar laços com os hóspedes e ter como grande objectivo – fidelização directa com os mesmos e que partilhem as suas experiências e histórias – The Real Storytellers – geradores de conteúdos em tempo real que têm elevado impacto junto dos seus seguidores/amigos.

Em Portugal temos excelentes exemplos de Marcas hoteleiras pensados de raíz a partir do conceito, aqui ficam alguns: Areias do Seixo, Noah Surf House, Memmo Hotels, DHM, Quinta da Comporta Wellness Boutique Resort, Quinta do Valado – Casa do Rio Wine Hotel, Martinhal Family Hotels & Resorts e São Lourenço do Barrocal

Portugal está bem posicionado como destino de Férias, cabe a cada Marca hoteleira fazer a sua parte. A retoma está directamente relacionada com a estratégia de reforço do ADN de cada Marca e adicionar ainda mais valor aos seus serviços, que visam aumentar a percepção de segurança, confiança e desejo de regressar ou descobrir.

Ana Cristina Guilherme
Hospitality Wellness Brandologist 

CEO & New Business Manager | Traços chave: Inspiração, Liderança, Pró-atividade

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