Ana Beatriz
Ana Beatriz
Hoteleira antes de nascer e com vasta experiência em consultoria e gestão de hotéis, Ana Beatriz é a CEO & New Business Manager da ABC Sustainable Luxury Hospitality, mas a sua carreira tem muito mais para contar.
A paixão pela hotelaria, já impressa no seu ADN, foi herdada da sua mãe, também ela diretora geral de vários hotéis. Ana Beatriz nasceu num hotel e agora faz nascer hotéis.
Aos 11 anos de idade, afirma com toda a sua convicção que quer ser Diretora de Hotel e, como a vida atende os nossos pedidos, aos 16 entrava para a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Começou por tirar o Curso Profissional de Restaurante e Bar, com duração de três anos, que conclui com alta distinção, sendo posteriormente convidada para participar num concurso internacional em Madrid que reuniu os melhores alunos da Europa. Desde aí nunca mais parou.
Percurso profissional

Nem sempre tranquilo, ao longo do seu percurso profissional superou vários desafios para concretizar o seu sonho. Porém, a resiliência e determinação que lhe são características foram nesses momentos a força que lhe permitiu seguir em frente, mesmo quando o caminho mais fácil seria desistir. Para a Ana Beatriz, não havia nada melhor do que provar a si mesma e ao mundo que os sonhos se realizam graças à paixão e à energia que neles colocamos e, claro, naquilo que fazemos para os atingir.
O seu percurso académico começou com o Curso de Gestão Hoteleira da Universidade Internacional, que veio a completar na Universidade Lusófona em regime pós-laboral, já que durante o dia estava na operação hoteleira do Hotel Lisboa Plaza, onde fez questão de aprender ao máximo em cada departamento pelo qual passou: comidas e bebidas, receção, alojamentos e assistente da direção geral. Passou ainda por outros hotéis do grupo: As Janelas Verdes e o Hotel Britania. Concluiu o curso com distinção e licenciou-se em Planeamento e Desenvolvimento do Turismo.
Em 2001 foi desafiada pela administração para abrir o Solar do Castelo, uma unidade hoteleira de puro charme no Castelo de S. Jorge, um convite que aceitou de imediato. A menina de 11 anos era agora uma mulher de sucesso no mundo hoteleiro e isso dava-lhe uma imensa satisfação.
Depois de quatro anos, estava na altura de outros desafios: começa por abrir o conceituado hotel Heritage Av. Liberdade e, nesse mesmo ano, é mãe pela primeira vez: “o maior desafio da sua vida” como costuma dizer. A vida e os seus novos desafios exigem uma alteração de ritmo e nos dois anos seguintes esteve a dirigir duas unidades de Enoturismo: Quinta de Catralvos e Monte da Charca. Sempre em evolução, sempre em busca de conhecimento, conclui o Curso de Graduação em Direção Hoteleira na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa – a mesma onde tudo tinha começado com apenas 16 anos de idade.
Em 2009, volta ao Grupo Heritage e assume as funções oficiais de Diretora de Hotel do Heritage Av. Liberdade. Agora sim, estava tudo perfeito… Mas, para esta empreendedora inata, a viagem tinha de continuar, não fosse o seu lema “a formação e a vocação são as chaves do sucesso”. Isto é tão verdade que decide fazer um curso de especialização “Financial & Hospitality Management” na Universidade de Cornell em Itaka, nos Estados Unidos da América. Logo a seguir é convidada pelo Turismo de Portugal para ser a “cara da promoção das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal”, alcançando assim o reconhecimento público. Mais do que isso, esta era a oportunidade para inspirar os jovens com o seu exemplo de carreira de sucesso.
Começa a dar aulas nesse ano por considerar que é mesmo a melhor e a única forma de criar uma nova geração de profissionais altamente competentes e apaixonados pelo Turismo.
Os anos seguintes são de mudanças e transformações. Para além de ser mãe pela segunda vez, recebe um convite muito especial, que na verdade é uma missão: o grande patriarca da família, o seu avô Virgílio, desafia-a para administrar o património familiar na área de Construção e Gestão de Empreendimentos Turísticos, que dá origem à Refúgios de Portugal, dedicando-se assim a 100% à dinamização turística de unidades hoteleiras como: a Casa Fonte Sol, na Serra da Arrábida; a Casa de Mendiz, no Douro; e o Monte da Charca, em Pegões.
O ano de 2014 traz-lhe novos desafios, sendo neste mesmo ano que dois grupos de investimento contactam Ana Beatriz no sentido de guiar projetos hoteleiros 360º. O sucesso destas unidades foi revelador e levaram a uma tomada de decisões complicadas, mas necessárias, que abriram espaço à criação de uma marca de consultoria hoteleira, movida por um grande sonho: ajudar investidores a recuperar o que existe, a resgatar a alma e o sentido, a história e as raízes, permitindo assim que outros possam usufruir do melhor de cada local, através do conceito de hospitalidade que conhece, faz e cria.
A materialização desta nova etapa começa em 2015 com o propósito claro de unir muitos em prol de um bem comum - a Hotelaria Nacional Premium - e o seu início fica marcado pelo desenvolvimento de projetos hoteleiros 360º para investidores que apostam na recuperação de dois imóveis centenários, dando-lhes nova vida e valorizando a sua história.
Hoje, a ABC Sustainable Luxury Hospitality conta já com um interessante portefólio de unidades hoteleiras de assinatura abertas e em pleno funcionamento. O sucesso destas unidades tem contribuído para a afirmação da marca de consultoria hoteleira no segmento Wellness, tanto a níevl nacional como internacional.
Esta afirmação da ABC Sustainable Luxury Hospitality solidifica-se com o reconhecimento internacional que tem merecido, evidenciado pela parceria com o Global Wellness Institute, do qual a ABC Hospitality é a primeira, e única, embaixadora em Portugal.
Paralelamente, Ana Beatriz é convidada a participar numa das mais importantes obras sobre o poder do segmento Wellness na Hotelaria. Wellness Asset - de Sonal Uberoi - destaca a ABC Sustainable Luxury Hospitality como caso de estudo, e a autora torna-se parte integrante da equipa de talentos desta consultora para gestão e operação hoteleira.
A resposta ao aumento de novas unidade de hotelaria e similares, é apostar na consultadoria profissional de alta qualidade para novos projetos, baseada em relações de “one-to-one”. Isto permite uma maior flexibilidade e uma personalização “work with me”, ao mesmo tempo que alia a leveza e mobilidade de estrutura e torna os processos mais simples e eficazes.
Presentemente, contribui para revolucionar a hotelaria nacional com conceitos inovadores que aliam história e futuro e que acontecem aqui e agora! O agora chama-se ABC Sustainable Luxury Hospitality.